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Determinantes do valor adicionado do turismo de Minas Gerais: uma análise com modelos de dados em painel
 
     Determinantes do valor adicionado do turismo de Minas Gerais: uma análise com modelos de dados em painel
     
     


Autor(es):
Gonçalves, Caio César Soares
Castellane, Luiza


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 3 n. 1 (2018)

Palavras-chave:
Turismo; Dados em painel; Minas Gerais


Resumo: Apesar do reconhecido potencial turístico do estado de Minas a literatura acerca do tema carece de estudos investigativos dos determinantes desta atividade. Este artigo se propõe identificar variáveis que se relacionam com o valor adicionado do turismo de Minas Gerais, calculado pela Fundação João Pinheiro com detalhamento a nível municipal. Para isto, este artigo realizou uma análise econométrica dos determinantes da produção do turismo nos municípios do Estado de Minas Gerais nos anos de 2010 a 2014, utilizando regressões de dados em painel e a técnica dos Mínimos Quadrados Generalizados (MGQ). Estes instrumentos possibilitaram a identificação de que variáveis como PIB per capita, densidade demográfica, proximidade de aeroportos, constituição de consórcios de turismo e ser base de visitação regional impactam nos resultados do valor adicionado do turismo dos municípios de Minas Gerais. O mesmo não pode ser dito para as variáveis que indicam a vinculação de um município com circuitos turísticos, presença de atrativos turísticos específicos, existência de tombamentos patrimoniais, além do valor adicionado do turismo não apresentar relação com o gasto per capita do estado com turismo. A identificação destas variáveis explicativas demonstra o potencial dos estudos nesta área, além de sinalizar direcionamentos para políticas públicas.