Publicações de Turismo
Nova busca:        


As indústrias criativas de audiovisual e gastronomia no destino turístico Curitiba: uma análise através do filme Estômago
 
     As indústrias criativas de audiovisual e gastronomia no destino turístico Curitiba: uma análise através do filme Estômago
     
     


Autor(es):
Santos, Marina Lima
Alencar, Débora Gonçalves
Neves, Sandro Campos


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 3 n. 1 (2018)

Palavras-chave:


Resumo: Em decorrência das transformações globais políticas, econômicas e sociais emergiu o conceito de cidade criativa e com isso o papel das indústrias criativas na cidade. O audiovisual e a gastronomia estão entre essas indústrias criativas. Este artigo objetivou analisar a representação das cidades criativas em cooperação com a indústria criativa do audiovisual, com ênfase na gastronomia pelo filme “Estômago” na cidade de Curitiba-PR. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, com análise bibliográfica e validação por emparelhamento de dados. Como resultados percebe-se que a articulação dessas indústrias em Curitiba pode alcançar benefícios para a cidade como vantagens competitivas frente a outros destinos/cidades, geração de empregos relativos a setores que englobam a criatividade e a promoção da cidade por meio da gastronomia e da produção cinematográfica.