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PERCEPÇÃO E APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO: entre a reputação online e a compreensão dos visitantes e visitados na praça Santos Andrade, Curitiba-Brasil
 
     PERCEPÇÃO E APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO: entre a reputação online e a compreensão dos visitantes e visitados na praça Santos Andrade, Curitiba-Brasil
     
     


Autor(es):
Silva, Saulo Rondinelli Xavier da
Lacay, Marino Castillo
Gândara, José Manoel Gonçalves


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 3 n. 1 (2018)

Palavras-chave:
Percepção; Reputação online; Praça Santos Andrade; Curitiba


Resumo: Este artigo objetiva compreender diferentes formas de percepção e apropriação do espaço por parte do usuário (moradores e visitantes e turistas), sobre a Praça Santos Andrade, localizada no Centro de Curitiba-PR. Nesse aspecto, a partir de uma pesquisa documental sobre elementos históricos que influenciaram e permanecem reproduzindo o referido espaço, e de referencial teórico sobre espaços públicos e perspectivas da experiência turística, foi possível identificar e analisar a percepção e representação da Praça Santos Andrade pelos turistas e visitantes, mediante fotografias e depoimentos registrados no Website Tripadvisor, distinta dos moradores e/ou frequentadores com  diferentes formas de apropriação do espaço da Praça Santos Andrade,  e para o qual foram utilizados  diferentes métodos de análise, além de características físicas, padrões de comportamento, visando atender ao objetivo de compreender diferentes formas de percepção e apropriação do espaço por turistas que a qualificam como um espaço atrativo de experiências turísticas, usuários que (re)visitam o espaço da Praça Santos Andrade, e, moradores que fazem dela um espaço pertencente ao seu cotidiano. Os resultados apontam para uma validação com relação aos dados obtidos dos visitantes, podendo confirmar a pertinência no uso da reputação online na avaliação da Praça Santos Andrade, pese as divergências de percepção dos moradores e frequentadores assíduos da praça.