Publicações de Turismo
Nova busca:        


Os impactos de festivais versus a participação do residente:: uma análise da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul (Rio Grande do Sul, Brasil)
 
     Os impactos de festivais versus a participação do residente:: uma análise da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul (Rio Grande do Sul, Brasil)
     Os The effects of festivals versus resident participation:: The effects of festivals versus resident participation
     Os Los impactos de festivales versus la participación del residente:: un análisis de la Oktoberfest de Santa Cruz do SuL (Rio Grande do Sul, Brasil)


Autor(es):
Fiuza, Thamires Foletto
Zucco, Fabricia Durieux
Kraus, Camila Belli


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 4 n. 1 (2019): V. 4, Número 1

Palavras-chave:
Impactos, Turismo, Percepção dos residentes, Oktoberfest, Festivais.


Resumo: A promoção de festivais tem sido amplamente utilizada por destinos com o objetivo de valorizar a cultura local e ainda ampliar o fluxo de turistas na localidade. Todavia, vale ressaltar que a prática de festivais tende a gerar impactos na comunidade receptora. Desta forma, torna-se fundamental a realização de diferentes estudos buscando avaliar como os residentes percebem os impactos promovidos pelo festival em sua localidade. Nesta perspectiva, o presente resumo tem como objetivo identificar se a frequência de participação na Oktoberfest de Santa Cruz do Sul influencia de maneira estatisticamente significativa na percepção dos residentes sobre os impactos econômicos, sociais, culturais e ambientais promovidos pelo festival no destino. A pesquisa teve uma abordagem quantitativa e sua amostra foi constituída por 520 residentes de Santa Cruz do Sul que frequentam a Oktoberfest ao menos uma vez por edição. Para análise dos resultados foi empregada a técnica de análise de variância do tipo One-Way ANOVA. Os resultados demonstraram que a frequência de participação na Oktoberfest é capaz de influenciar a percepção dos residentes sobre todos os impactos do festival. A população que frequenta a Oktoberfest uma ou duas vezes por ano tende a perceber menos os impactos positivos promovidos pelo festival e mais os ligados aos aspectos negativos, já, os residentes que visitam quatro vezes por ano ou mais demonstraram perceber que a Oktoberfest promove impactos culturais positivos em Santa Cruz do Sul.