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A regionalização do turismo no Estado do Paraná sob a perspectiva do marketing
 
     A regionalização do turismo no Estado do Paraná sob a perspectiva do marketing
     
     


Autor(es):
Gouveia de Castro, Francisco José
Gonçalves Gândara, José Manoel


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 4 n. 1 (2019): V. 4, Número 1

Palavras-chave:
Turismo; Regionalização; Marketing; Paraná


Resumo: A literatura do turismo realizado de forma experiencial influenciou a elaboração do plano de marketing turístico no Estado do Paraná devido à importância que o tema tem alcançado nas últimas três décadas e, como resultado disso, a categorização e identificação dos perfis de consumo que demandam por atrativos que são ofertados no território paranaense. A questão que se coloca é se no Estado do Paraná a oferta de atrativos turísticos para buscadores de experiências, segundo uma perspectiva de marketing, está consolidada regionalmente no sentido de conformação de Regiões de Turismo. O presente trabalho objetiva identificar e analisar o ordenamento territorial por meio da hierarquização e regionalização dos principais atrativos turísticos ofertados para os diversos perfis de experiências. Para alcançar este objetivo utilizou-se a técnica de pesquisa de levantamento descritiva, com uso da netnografia a partir da categorização por via das avaliações do TripAdvisor. O estudo tem caráter exploratório-descritivo com forte viés qualitativo, como descrição dos resultados obtidos a partir do embasamento teórico proveniente da literatura acerca da economia da experiência e do marketing de destinos turísticos. Em relação à territorialização, utilizou-se conceitos de espaço turístico ancorados nas ideias de Douglas Pearce (2015) e Barrado-Timon (2004) entre outros. Como resultado do estudo, conclui-se que os esforços da governança do turismo, as peculiaridades históricas e demográficas na formação dos principais atrativos permitiram a formação de um ambiente favorável à satisfação das necessidades dos turistas. Observou-se que as ofertas de destinos turísticos se caracterizam pela concentração territorial em torno dos grandes centros urbanos, pela dinâmica demográfica dos municípios que as compõem, o que é favorecido devido à infraestrutura e pelo contingente demográfico, que gera a demanda por esses produtos.