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Gestão pública em turismo: coordenação e comunicação no processo de inventário da oferta turística
 
     Gestão pública em turismo: coordenação e comunicação no processo de inventário da oferta turística
     
     


Autor(es):
Trentin, Fábia
Fonseca Filho, Ari da Silva


Periódico: Caderno Virtual do Turismo

Fonte: Caderno Virtual de Turismo; v. 20, n. 1 (2020)

Palavras-chave:
Coordenação e comunicação; Gestão Pública; Inventário da Oferta Turística; Estado do Rio de Janeiro.


Resumo: A coordenação de políticas públicas tem sido amplamente discutida nas Ciências Sociais devido à dificuldade de coordenar os diferentes atores envolvidos no processo. Coordenação e comunicação são as bases teóricas utilizadas para interpretar algumas dificuldades na implementação do Projeto de Inventário da Oferta de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (IOT-RJ). Nesse sentido, o objetivo deste artigo foi compreender o processo de coordenação na execução do IOT-RJ, a fim de identificar falhas e aprendizagens no contexto do projeto. A metodologia é qualitativa, cujos dados foram coletados a partir dos relatórios do projeto e por meio de entrevistas semiestruturadas. Para analisar as informações coletadas, utilizamos os conceitos de “coordenação” e “comunicação” no âmbito teórico da gestão pública. Os resultados revelaram que as principais limitações estão relacionadas às fragilidades da coordenação vertical e horizontal e da comunicação organizacional. Os principais aprendizados identificados no projeto referem-se à compreensão da dinâmica da gestão pública com vistas à contratação por meio de licitação, execução contratual, prazos, orçamento e planejamento e articulação política à necessidade de melhores estratégias de comunicação, destacando a importância da coordenação.Palavras chave: Coordenação e comunicação; Gestão Pública; Inventário da Oferta Turística; IOT-RJ; Estado do Rio de Janeiro.