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Abordagens metodológicas da pesquisa em Branding no campo do Turismo: Analise das produções científicas (teses e dissertações) no Brasil: Analise das produções científicas (teses e dissertações) no Brasil
 
     Abordagens metodológicas da pesquisa em Branding no campo do Turismo: Analise das produções científicas (teses e dissertações) no Brasil: Analise das produções científicas (teses e dissertações) no Brasil
     Methodological approaches of branding research in the field of tourism: Analysis of scientific productions (theses and dissertations) in Brazil
     


Autor(es):
Castro Seabra, Anderson Leonardo
Fernandes Ferreira, Lissa Valeria


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 4 n. 1 (2019): V. 4, Número 1

Palavras-chave:
Pesquisa; Branding; Turismo; Metodologia; Meta-análise; Brasil


Resumo: Este estudo analisa a produção científica das pesquisas em Branding no campo do turismo, a partir de teses e dissertações publicadas no Brasil, para identificar as suas principais características quanto a metodologia. Do exame de 39 trabalhos no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) foi possível conhecer e enquadrar as abordagens metodológicas adotadas pelos pesquisadores nesse específico campo. Entre os principais resultados: foi identificado a hegemonia da postura epistêmica empírico-analítica na fundamentação dos estudos; o uso de métodos essencialmente positivistas; a primazia de abordagens qualitativas, e, de caráter exploratório; e a adoção indiscriminada da estratégia do estudo de caso (único) combinado a outros delineamentos.  Conclui-se que as pesquisas em Branding no turismo tem seguido uma agenda de pesquisa positivista, essencialmente empírica, e, pouco reflexiva.  Espera-se que estimule a discussão sobre novas e distintas possibilidades metodológicas para esse campo específico de pesquisa, bem como a extensão para outros estudos que ampliem a compreensão sobre seus modos de investigação.