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ESCOLHAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS: A PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA E DIALÉTICA NO PERCURSO DA INVESTIGAÇÃO SOCIOLÓGICA DO TURISMO
 
     ESCOLHAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS: A PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA E DIALÉTICA NO PERCURSO DA INVESTIGAÇÃO SOCIOLÓGICA DO TURISMO
     
     


Autor(es):
GAMA, HÉLIO FERNANDO LOBO NOGUEIRA DA


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 4 n. 2 (2019): v. 4, número 2

Palavras-chave:
Turismo, Sociologia, Fenomenologia, Dialética.


Resumo: Realizar um movimento dialético e fenomenológico em busca da essência ou sentido das relações sociais que se estabelecem com o desenvolvimento do turismo em lugares de identidades singulares no Brasil e em Cuba foi a perspectiva metodológica que desenvolvemos e empreendemos em tese de doutorado. Conceituamos turismo como um fenômeno social que se dá pelo deslocamento de pessoas a lugares, expressão da era moderna que envolve a oferta de serviços econômicos de hospitalidade, cuja racionalidade impacta socialmente as comunidades hospedeiras. Compartilhamos a tese que o turismo merece a atenção pelas suas próprias características, mas também enquanto elemento central de diversas mudanças socioculturais e políticas na sociedade contemporânea. Esse enfoque epistemológico e metodológico se fez necessário no sentido de buscar compreender as dimensões do fenômeno a partir do viés de um pesquisador considerado como sujeito situado na investigação. As interpretações da realidade são marcadas pela intersubjetividade que se estabelece no contato/confronto do observador e dos sujeitos sociais em análise. Este contato é, acima de tudo, humanizado, como quando turistas e comunidades hospedeiras se inter-relacionam, descobrem o outro, a alteridade, seres culturalmente diferentes em contato, em convivência. Trata-se de experiência social que se dá em um determinado lugar. O objetivo do presente trabalho é compartilhar princípios e pressupostos teóricos dessa perspectiva metodológica desenvolvida e vivenciada em investigações empíricas em Sociologia do Turismo, afirmando a tese de sua legitimidade dada à adequação com a especificidade do objeto de estudos.