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MARKETING DE RELACIONAMENTO E PRESCRIÇÃO MÉDICA: UM ESTUDO NO ESTADO DO PIAUÍ
 
     MARKETING DE RELACIONAMENTO E PRESCRIÇÃO MÉDICA: UM ESTUDO NO ESTADO DO PIAUÍ
     
     


Autor(es):
Moura, Heber José de
Santos Júnior, ESEQUIAS FERREIRA SANTOS JÚNIOR


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 4 n. 2 (2019): v. 4, número 2

Palavras-chave:
Marketing de relacionamento, Prescrição, Indústria farmacêutica.


Resumo: O trabalho desenvolvido pelo Propagandista Vendedor (PV) tem o objetivo de levar informações relevantes que possam influenciar o comportamento prescritivo do médico, em um mercado de produtos que possui uma marca comercial e necessita de prescrição. Pretende-se responder ao seguinte questionamento: de que forma a classe médica absorve a ferramenta de marketing utilizada pela indústria farmacêutica, na figura do PV, como estratégia de implementação da propaganda e como esse trabalho tem influenciando o seu comportamento prescritivo? Com o estabelecimento desta questão norteadora, estipulou-se como objetivo geral analisar a percepção da classe médica do Piauí e parte do Maranhão em relação ao trabalho desenvolvido pelo PV como agente influenciador das suas prescrições, a partir da Resolução da Diretoria Colegiada 24/2010, de 15 de junho de 2010, que rege as regras do marketing utilizado pela indústria farmacêutica. Realizou-se levantamento com 285 médicos de diversos municípios do estado do Piauí, assim como da cidade de Caxias, pertencente ao estado do Maranhão. À época do levantamento, o total de médicos no Estado do Piauí era de 3.737 profissionais, sendo 1.284 (34%) pertencentes às especialidades abrangidas por este estudo. Ressalte-se que todo o processo teve a anuência da empresa e do Conselho de Ética da Universidade de Fortaleza.  Conseguiu-se identificar as variáveis de maior relevância - segundo as especialidades e o gênero dos profissionais - que influenciaram as suas prescrições médicas. Adicionalmente foi aplicado um procedimento fatorial exploratório, o qual permitiu conhecer alguns fatores associados às respostas apresentadas, que representaram dimensões associadas às variáveis consideradas.