Publicações de Turismo
Nova busca:        


MULTIPLICIDADE E COMPLEXIDADE DOS MOTIVOS DE VIAGEM:: EVIDÊNCIAS DA DEMANDA DE TURISMO DE UM GRANDE CENTRO URBANO
 
     MULTIPLICIDADE E COMPLEXIDADE DOS MOTIVOS DE VIAGEM:: EVIDÊNCIAS DA DEMANDA DE TURISMO DE UM GRANDE CENTRO URBANO
     Multiplicity and complexity of travel purposes: evidences from tourism demand of a large city
     Multiplicidad y complejidad de los motivos de viaje: evidencia de la demanda turística de un gran centro urbano


Autor(es):
Camargo, Gabriela
Rodrigues, Denise
Panosso Netto, Alexandre
Santos, Glauber


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 5 n. 1 (2020): v.5, n.1, 2020 janeiro-julho

Palavras-chave:
Motivo de viagem; motivação de viagem; turista; Comportamento do turista


Resumo: Este artigo examina os motivos de viagem, buscando discutir e esclarecer a natureza dessa variável. Asformas tradicionais de coleta e apresentação desses motivos são inadequadas à medida quesimplificam a realidade, desconsiderando aspectos relevantes para uma análise abrangente do tema.Uma primeira omissão é relativa à existência de múltiplos motivos para uma única viagem, já que amaioria dos levantamentos atualmente registra apenas o motivo principal da viagem. Outra questão é aheterogeneidade abrangida pelas categorias amplas geralmente utilizadas para descrever os motivos deviagem. Este artigo apresenta e discute o resultado de quatro pesquisas que entrevistaram um total de4216 turistas que visitaram a cidade de São Paulo. A multiplicidade e a heterogeneidade dos motivosde viagem são examinadas em detalhe a partir da perspectiva dos turistas. São apresentadasrecomendações para melhor especificar os conceitos usuais de motivo da viagem. Este trabalhotambém sugere que os questionários de pesquisa de demanda turística deveriam ser mais detalhadospara capturar os motivos de viagem de forma adequada. A multiplicidade e a complexidade dosmotivos de viagem não devem ser subestimadas. Reconhecer os múltiplos motivos e aheterogeneidade abarcada pelas categorias usuais de motivos são passos importantes para a melhorcompreensão, explicação e previsão da demanda e do consumo turístico.