Publicações de Turismo
Nova busca:        


IMPACTO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS NA OFERTA DE MEIOS DE HOSPEDAGEM: COMPARATIVO DE VENDAS ENTRE BOOKING.COM E AIRBNB
 
     IMPACTO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS NA OFERTA DE MEIOS DE HOSPEDAGEM: COMPARATIVO DE VENDAS ENTRE BOOKING.COM E AIRBNB
     
     


Autor(es):
Perinotto, André Riani Costa
Belfort Simões, Samuel
Mesquita de Sousa, Samuel
de Souza Braga, Solano


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 5 n. 2 (2020): MTR 5, 2, 2020 - agosto-dezembro

Palavras-chave:
Cumbuco; Turismo; E-commerce; Economia Compartilhada


Resumo: Este estudo teve como objetivo entender e analisar o e-commerce dos meios de hospedagem relativos à praia do Cumbuco, localizada no município de Caucaia-CE. Dessa forma, buscou-se comparar como a praia do Cumbuco está sendo ofertada no Booking.com e no AirBnB, sendo a primeira uma OTA e a segunda uma plataforma criada com foco na economia compartilhada. Alinhado a esse entendimento, foi realizada uma análise bibliográfica sobre os temas relacionados, bem como uma análise netnográfica das informações disponibilizadas pelas plataformas tecnológicas em questão. Diante disso, percebeu-se que apesar de ter atuação mais recente no Brasil, o AirBnB possui maior quantidade e diversidade de oferta de hospedagem em comparação ao Booking.com. Foi realizado um estudo de caso na praia de Cumbuco, no Ceará, mas acredita-se que esse resultado reflete, de forma mais ampla, a oferta de UHs da Booking.com e a AirBnB no Brasil.