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Marketing e turismo religioso: perfil e satisfação dos visitantes das obras da primeira santa brasileira
 
     Marketing e turismo religioso: perfil e satisfação dos visitantes das obras da primeira santa brasileira
     
     


Autor(es):
Veiga de Oliveira Bispo , Lívia
Dantas de Freitas Lodi, Marluce
de Andrade Spinola, Carolina


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 5 n. 2 (2020): MTR 5, 2, 2020 - agosto-dezembro

Palavras-chave:
Turismo Religioso; Marketing; Desenvolvimento Territorial; Santa Dulce dos Pobres


Resumo: A partir do anúncio da canonização da primeira santa brasileira, a média mensal de visitações à sede das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), em Salvador, aumentou consideravelmente. Diante disto, uma articulação de instituições públicas e privadas foi iniciada, para o desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local Território Santo, que visa planejar o acolhimento e ordenamento deste fluxo de visitantes, maximizando os seus resultados para os moradores do entorno. Com foco em contribuir com o projeto, o objetivo deste estudo foi identificar o perfil e grau de satisfação dos visitantes da OSID. Este marco teórico transita pelos temas do turismo religioso, desenvolvimento territorial e marketing. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e aplicados questionários. Os dados foram analisados de forma qualitativa (análise de conteúdo) e quantitativa (Net Promoter Score e Regressão Linear Múltipla). Dentre os achados, foi possível identificar o perfil dos visitantes e o grau de satisfação quanto à localização e estrutura física. Agradecimento à Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia.