Publicações de Turismo
Nova busca:        


Revenue Management: Estudo comparativo em hotéis de Florianópolis-SC
 
     Revenue Management: Estudo comparativo em hotéis de Florianópolis-SC
     Revenue Management: a comparative study in hotels in Florianópolis - Brazil
     


Autor(es):
Arruda Bianchini, Gabriel
Savi Mondo, Tiago


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 5 n. 1 (2020): v.5, n.1, 2020 janeiro-julho

Palavras-chave:
revenue management; hotelaria; gestão de receitas; Florianópolis


Resumo: A competitividade do setor hoteleiro vem crescendo diariamente. Com o surgimento das práticas de Revenue Management, a maioria dos hotéis vem implantando essa ciência e utilizando suas técnicas para otimizar e aumentar sua receita. Este artigo objetivou analisar como é feita a operação de Revenue Management em três hotéis executivos da região central de Florianópolis (SC); verificando as semelhanças e diferenças entre um hotel independente, um pertencente a uma rede hoteleira nacional e outro de uma rede internacional. A metodologia utilizada foi uma pesquisa aplicada e a lógica filosófica seguida foi o método dedutivo. Quanto aos objetivos, a pesquisa possuí o caráter exploratório e descritivo. A amostra foi definida de maneira não-probabilística por julgamento. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto e uma entrevista semiestruturada de acordo com as teorias estudas. A análise dos dados foi feita de maneira qualitativa, por meio de análise de conteúdo. Pode-se destacar que as principais semelhanças encontradas entre os hotéis foram: formação acadêmica dos entrevistados, práticas para realizar a previsão da demanda, utilização de tarifas flutuantes, canais de distribuição e Online Travel Agencies (OTA’s) mais utilizadas. Já algumas diferenças expressivas foram: a quanto tempo os hotéis utilizam RM, quantidade de níveis nas grades tarifárias e o tempo de antecedência que é feita a estratégia das tarifas do próximo ano.