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A Etnometodologia como Abordagem Metodológica para os Estudos de Consumer Culture Theory
 
     A Etnometodologia como Abordagem Metodológica para os Estudos de Consumer Culture Theory
     A Ethnomethodology as a Methodological Approach to Consumer Culture Theory Studies
     


Autor(es):
Farias, Miriam Leite
Sousa Júnior, João Henriques de
Moura, Bruno Melo
Souza-Leão, André Luiz Maranhão de
Farias, Salomão Alencar de


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 6 n. 1 (2021): MTR JAN-JUL

Palavras-chave:
Práticas; Consumer Culture Theory


Resumo: A etnometodologia é uma abordagem teórico-metodológica direcionada ao compartilhamento de significados entre as pessoas ao realizarem suas práticas cotidianas. Dessa forma, a escolha desse método conduz com uma epistemologia orientada para o cotidiano, considerando a realidade social como sendo construída na prática do dia-a-dia pelos atores sociais em interação. Buscando elucidar uma proposta de aplicação de método de pesquisa que acesse o fenômeno do consumo no âmbito das práticas sociais, e na intenção de oferecer uma orientação para os pesquisadores que gostariam de se engajar em novos projetos empíricos, este ensaio objetivou apresentar os principais aspectos e conceitos que delimitam a etnometodologia enquanto método de pesquisa, para então, propor sua aplicabilidade nos estudos de Consumer Culture Theory (CCT). Adotando a lente etnometodológica, a abordagem da CCT passa a focar menos nas escolhas individuais e nas experiências do consumo e mais no desenvolvimento coletivo das práticas cotidianas, deslocando o foco do consumidor para a organização da prática e os momentos do consumo. Assim, compreende-se que a etnometodologia é indicada como oportunidade metodológica para estudos de CCT que busquem analisar o consumo como prática.