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Fundamentos da Marca Brasil: uma análise da comunicação virtual em websites de agências de turismo
 
     Fundamentos da Marca Brasil: uma análise da comunicação virtual em websites de agências de turismo
     Fundamentals of Brazil Brand: an analysis of virtual communication on travel agencies websites
     Fundamentos de la marca Brasil: un análisis de la comunicación virtual en páginas web de agencias de viajes


Autor(es):
Mariutti, Fabiana Gondim
Giraldi, Janaina de Moura Engracia


Periódico: Caderno Virtual do Turismo

Fonte: Caderno Virtual de Turismo; v. 12, n. 1 (2012)

Palavras-chave:
Marca Brasil; Websites de agências de turismo; Turismo internacional.


Resumo: No mercado atual, um website é um canal de comunicação atuante na tomada de decisão e na escolha do consumidor para informação turística no momento da pré-venda. Diante da necessidade de contribuir com a promoção dos destinos turísticos brasileiros, mercadologicamente e economicamente, e adicionalmente, para competir na indústria internacional do turismo, este artigo avaliou a comunicação da marca Brasil divulgada por quatro agências de turismo que promovem e comercializam os destinos turísticos brasileiros, globalmente. O objetivo deste estudo foi de analisar e investigar os três fundamentos da marca Brasil: (1) o conceito da identidade da marca por meio dos atributos da marca, (2) a definição de posicionamento da marca e (3) a segmentação de mercado de cada website. A avaliação foi feita por meio de embasamentos teóricos e práticos pelo método de caráter exploratório, com análise de conteúdo. Quatro conteúdos textuais e ilustrativos de websites na língua inglesa foram traduzidos parcialmente e explanados com base na proposição da gestão de marca, com foco nos atributos e na imagem visual e simbólica da identidade da marca. Concluiu-se que não há padrão na divulgação dos atributos relacionados com a marca Brasil, o que pode confundir a formação da imagem do país para o turista estrangeiro.