Publicações de Turismo
Nova busca:        


“Tem que pagar para ver”: percepções de consumo para apoiadores de crowdfunding com base em recompensa
 
     “Tem que pagar para ver”: percepções de consumo para apoiadores de crowdfunding com base em recompensa
     “You have to pay to see”: consumer perceptions for reward-based crowdfunding supporters
     'Tienes que pagar para ver': percepción de los consumidores para los partidarios del crowdfunding basado en recompensas


Autor(es):
Barcellos Pinheiro do Nascimento, Thaisa
Giovane da Silva, Marcos
Oliveira Junior, Marcelo
Cardoso Campos, Alyce
Grützmann, André


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 6 n. 1 (2021): MTR JAN-JUL

Palavras-chave:
Crowdfunding, Consumidor Online, Catarse, Inovatividade.


Resumo: Nova formas de comercialização estão surgindo e se fortalecendo para públicos variados de consumidores. O apelo do financiamento coletivo (Crowdfunding) e a forma colaborativa de participar em projetos diferenciados proporcionou o surgimento de plataformas de interesse, como a Catarse. Esta é uma plataforma para mostrar trabalhos e projetos de desenvolvedores do Brasil em diversos temas e áreas. Este estudo abordou a área de desenvolvimento de jogos, apresentando o contexto desse universo e resultados sobre as motivações e a percepção dos consumidores/financiadores desse tipo de produto. Os financiadores se relacionam com campanhas bem elaboradas - informativas e atrativas visualmente -, com a sensação de confiança no projeto. Outro resultado interessante foi que, por mais que houvesse projetos percebidos como inovadores, essa característica não influenciou o comportamento de consumo, sendo que a qualidade percebida e preço percebido foram os pontos mais abordados e que demonstraram maior importância para os entrevistados. No que se refere à plataforma, foi possível observar que a Catarse é percebida como uma marca já consagrada e que seu histórico, transparência e representatividade foram os fatores que mais influenciaram para a sensação de confiança do site.