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Análise da cidade de Natal/RN como Destino Turístico Inteligente a partir do modelo INVAT.TUR
 
     Análise da cidade de Natal/RN como Destino Turístico Inteligente a partir do modelo INVAT.TUR
     Analysis of the city of Natal/RN as Smart Tourism Destination using the INVAT.TUR model
     Análisis de la ciudad de Natal / RN como Destino Turístico Inteligente utilizando el modelo INVAT.TUR


Autor(es):
Lima, Daene Silva de Morais
Mendes Filho, Luiz
Correa, Cynthia
Mayer, Verônica Feder


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 6 n. 1 (2021): MTR JAN-JUL

Palavras-chave:
Turismo; Destino Turístico Inteligente; Tecnologia; INVAT.TUR


Resumo: Com a proposta de alavancar a atividade turística, o advento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) vem colaborando no desenvolvimento do conceito de Destino Turístico Inteligente (DTI). Nesse contexto, este estudo analisou os aspectos da cidade de Natal (Rio Grande do Norte) como um DTI. Para alcançar o objetivo da pesquisa foi utilizado o modelo espanhol da Comunidade Valenciana, o INVAT.TUR, que apresenta indicadores como: Governança; Sustentabilidade; Acessibilidade; Conectividade e Sensorização; Sistema de Informação; e Inovação. No que tange aos meios de investigação, mediante um roteiro semiestruturado, a pesquisa realizou entrevista com dez gestores públicos e privados, relacionados com a atividade turística em Natal. A pesquisa é de caráter descritiva e exploratória e com abordagem qualitativa, por meio da técnica de análise de conteúdo. Para auxiliar na análise dos dados, utilizou-se o software NVIVO. De acordo com os dados examinados na pesquisa e baseado no modelo INVAT.TUR, Natal encontra-se na fase embrionária como DTI. Na visão dos gestores entrevistados, apesar do elevado potencial turístico, a ausência de estratégias e ações retardam o avanço do destino. Concluiu-se, portanto, que Natal se encontra num nível abaixo do que se espera de um DTI, sendo necessárias estratégias para impulsionar o desenvolvimento do destino, por meio de um planejamento participativo com os diversos atores da cadeia produtiva do turismo. Agradecimento especial à CAPES e CNPq, órgãos de fomento, pelos recursos obtidos com o Edital Universal CNPq 01/2016 e uma bolsa de mestrado CAPES.