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APLICAÇÃO DO PLACE ATTACHMENT NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE MARCAS TURÍSTICAS: um estudo da Festa de Sant’Ana (Brasil)
 
     APLICAÇÃO DO PLACE ATTACHMENT NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE MARCAS TURÍSTICAS: um estudo da Festa de Sant’Ana (Brasil)
     
     


Autor(es):
Mayara Marinho Xavier da Silva, Aline
Valéria Fernandes Ferreira, Lissa
Carolina Cavalcante Dias, Maria
Lemuel de Oliveira Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 6 n. 1 (2021): MTR JAN-JUL

Palavras-chave:
Place attachment; Identidade de Marca; Marcas Turísticas; Festa de Sant’Ana; Caicó - RN


Resumo: O place attachment tem sido abordado nos estudos do marketing turístico como dimensão significativa da construção da identidade e da imagem de marcas turísticas, sejam elas dos destinos ou de atrativos e atividades associadas como é o caso dos eventos. Neste contexto, o presente estudo analisa as dimensões de place attachment no processo de construção da identidade de marca turística da Festa de Sant’Ana, na cidade de Caicó, Rio Grande do Norte, Brasil. A festa acontece há 270 anos e é considerada patrimônio cultural imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN, Brasil). Tem-se como base teórica norteadora o modelo tripartido de Scannell & Gifford (2010) - Tripartite Model - que auxilia a compreensão do apego ao lugar por meio dos componentes: Person, Process, Place (PPP). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, descritivo-exploratória, no qual foram realizadas realizado entrevistas em profundidade com os stakeholders envolvidos na organização do evento. Os resultados revelam as dimensões de place attachment quanto aos processos comportamentais e afetivos, as relações sociais, os grupos culturais, as relações individuais e o composto de marca do evento, bem como suas contribuições para a caracterização da marca turística da Festa de Sant’Ana. Conclui-se que as dimensões da fé e de vínculos de apego ao lugar são as variáveis mais significativas na identidade de marca da festa de Sant’Ana. Construir e fortalecer estes elementos de marca sinalizarão um relevante posicionamento estratégico para a localidade.