Publicações de Turismo
Nova busca:        


Salve Jorge e a influência da telenovela nas agendas midiáticas sobre o Complexo do Alemão
 
     Salve Jorge e a influência da telenovela nas agendas midiáticas sobre o Complexo do Alemão
     Salve Jorge and the influence of the novel in media agendas of the Complexo do Alemão
     Salve Jorge y la influencia de la telenovela en las agendas de los medios de comunicación del Complexo do Alemão


Autor(es):
Oliveira, Frederico Ferreira de
Reis, Jarlene Rodrigues
Catramby, Teresa Cristina Viveiros


Periódico: Caderno Virtual do Turismo

Fonte: Caderno Virtual de Turismo; v. 15, n. 3 (2015)

Palavras-chave:
Salve Jorge; Complexo do Alemão; Imaginário urbano.


Resumo: A novela “Salve “Jorge”, exibida entre 2012 e 2013 na Rede Globo de Televisão, promoveu a fusão entre ficção e realidade ao retratar o Complexo do Alemão recém pacificado. Diversos meios de comunicação, por seu turno, refletiram a ficção durante a exibição da novela, publicando notícias sobre aspectos da produção e das filmagens na região. Nesse artigo analisamos as diferenças na representação midiática do Complexo do Alemão em jornais virtuais durante a exibição da novela “Salve Jorge”, além dos seis meses anteriores e posteriores à produção. O referencial teórico se baseou em leituras sobre imaginário e conflitos nas cidades, teoria do agendamento, novelas e transmidiação no contexto cultural brasileiro. Foi realizada análise de conteúdo de publicações dos principais portais virtuais de notícias do Rio de Janeiro, constatando-se o potencial da novela como parâmetro para o estabelecimento de agendas midiáticas que influenciam, por sua vez, percepções e imaginários sobre uma localidade.