Publicações de Turismo
Nova busca:        


Empreendedorismo Feminino em Empresas de Turismo e Intenções de Crescimento dos Negócios
 
     Empreendedorismo Feminino em Empresas de Turismo e Intenções de Crescimento dos Negócios
     
     


Autor(es):
Bomfim, Lea Cristina Silva
Teixeira, Rivanda Meira
Montenegro, Ludmilla Meyer


Periódico: Caderno Virtual do Turismo

Fonte: Caderno Virtual de Turismo; v. 19, n. 2 (2019)

Palavras-chave:
Empreendedorismo feminino; Intenção de crescimento; Empresas turísticas.


Resumo: Apesar do reconhecimento do trabalho feminino para o setor de turismo, pouca ênfase é dedicada aos estudos sobre a mulher empreendedora nesse setor. O objetivo principal deste estudo é analisar as intenções das empreendedoras de empresas turísticas acerca do crescimento de seus negócios. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e a estratégia adotada foi o estudo de casos múltiplos. Foram analisados cinco casos: três agências de viagem, uma pousada e um hostel. Observou-se que as empreendedoras têm a intenção de promover o crescimento dos seus negócios, porém, a forma de promovê-lo é distinta. De forma geral, percebe-se, com base nos casos analisados, que a ênfase não é apenas no retorno financeiro, mas em outros fatores, também identificados em outros estudos, como a autonomia, a qualidade de vida, o equilíbrio entre o negócio e a família. A preocupação com o impacto negativo do crescimento na família pode ser também destacada como típico de empreendedoras, além do reconhecimento da falta de preparação gerencial. Revelaram-se essas empreendedoras também cautelosas na medida em que se preocupam em administrar múltiplos papéis, além da capacidade administrativa e financeira.