Publicações de Turismo
Nova busca:        


A relação entre a tipologia estratégica de Miles e Snow e os grupos estratégicos do setor hoteleiro do estado do Paraná
 
     A relação entre a tipologia estratégica de Miles e Snow e os grupos estratégicos do setor hoteleiro do estado do Paraná
     The relationship between Miles and Snow typology and the strategic groups in the hotel industry in the state of Paraná
     La relación entre Miles y Snow tipología y los grupos estratégicos en la industria hotelera en el estado de Paraná


Autor(es):
Bahls, Simony Neubauer
Martins, Tomas Sparano
Kato, Heitor Takashi


Periódico: Caderno Virtual do Turismo

Fonte: Caderno Virtual de Turismo; v. 14, n. 3 (2014)

Palavras-chave:
Hotéis. Grupos estratégicos. Estratégia organizacional.


Resumo: Este estudo teve como objetivo verificar o relacionamento existente entre a estratégia organizacional e os grupos estratégicos nos hotéis do estado do Paraná. Com o propósito de analisar a estratégia organizacional foi utilizada a tipologia de Miles e Snow (1978). Para a configuração dos grupos estratégicos foram utilizadas questões referentes às ações estratégicas das empresas e variáveis relacionadas ao setor. A pesquisa é predominantemente descritiva, de levantamento de corte transversal; e foram utilizadas técnicas estatísticas de análise fatorial, análise de agrupamentos (cluster) e correlação de Spearman. Verificou-se que existe correlação entre a estratégia organizacional e os grupos estratégicos.