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La experiencia de los turistas en establecimientos comerciales de souvenirs en el destino Curitiba-PR
 
     
     
     La experiencia de los turistas en establecimientos comerciales de souvenirs en el destino Curitiba-PR


Autor(es):
Horodyski, Graziela Scalise
Fernandes, Diogo Lüders
Gândara, José Manoel Gonçalves


Periódico: Investigaciones Turísticas

Fonte: Investigaciones Turísticas; Núm. 10: Julio-Diciembre; 170-201

Palavras-chave:


Resumo: Resumo: O consumo de souvenirs é uma atividade que compõe as experiências dos turistas na maior parte dos destinos turísticos do mundo. Em Curitiba, os estabelecimentos comerciais de souvenirs se localizam próximos aos principais atrativos turísticos da cidade, contribuindo as experiências dos visitantes. Entende-se que os estabelecimentos comerciais de souvenirs são espaços onde os turistas podem viver diversas experiências. Para esta investigação, considerou-se as quatro dimensões da experiência de Pine II e Gilmore (1999), a saber: aprendizagem, estética, evasão e entretenimento. O objetivo da pesquisa foi analisar como os estabelecimentos comerciais de souvenirs afetam as experiências turísticas em Curitiba-PR. A investigação teve caráter qualitativo, exploratório, consistindo em um estudo aplicado. O instrumento de pesquisa foi estabelecido conforme a abordagem do Design Thinking. Para a realização do estudo foi necessária uma pesquisa bibliográfica, em seguida, foi realizado o trabalho de campo, estabelecendo-se como recorte espacial, o circuito da Linha Turismo. Para a realização do shadowing, foram definidos dezessete pontos comerciais de souvenirs, com características distintas e representativas dos atrativos a elas associadas. Após a análise dos dados por meio de emparelhamento teórico, verificou-se que o ponto de venda e o ambiente dos estabelecimentos comerciais, assim como o atendimento e os produtos ofertados contribuem para as experiências dos turistas.