Publicações de Turismo
Nova busca:        


El ciclo de vida y el posicionamiento competitivo de los productos turísticos de Foz de Iguaçu desde la perspectiva de los actores locales
 
     
     
      El ciclo de vida y el posicionamiento competitivo de los productos turísticos de Foz de Iguaçu desde la perspectiva de los actores locales


Autor(es):
Gonçalves Gândara, José Manoel
Domareski Ruiz, Thays Cristina
Chim-Miki, Adriana Fumi
Biz, Alexandre


Periódico: Investigaciones Turísticas

Fonte: Investigaciones Turísticas; Núm. 6: Julio-Diciembre; 1-26

Palavras-chave:


Resumo: Este artigo apresenta e analisa um diagnóstico reflexivo da percepção dos principais atores locais, envolvidos no planejamentoe na gestão da atividade turística no destino de Foz do Iguaçu-Br. Odiagnóstico foi elaborado a partir de uma metodologiaestratégico/participativa, que teve por objetivo produzir um material queefetivamente refletisse a realidade turística da região e as opiniões dacomunidade local, buscando socializar informações para facilitar a tomada de decisões,tanto da iniciativa pública como da iniciativa privada e garantir ocomprometimento de todos os envolvidos na produção deste documento nautilização do mesmo como um instrumento para dar continuidade ao processo deconstrução do destino desejado. Por outro lado, a análise deste diagnósticobuscou verificar o posicionamento competitivo do destino turístico contextualizadosaos estágios de ciclo de vida dos produtos turísticos, e frente a seusprincipais competidores, utilizando os fatores externos e internos como fundamentopara as dinâmicas e inércias do segmento turístico da cidade, e, portanto comodeterminantes da competitividade.