Publicações de Turismo
Nova busca:        


A relação entre a busca de informação e a escolha do canal de distribuição nas compras dos serviços de viagem de Pernambuco
 
     A relação entre a busca de informação e a escolha do canal de distribuição nas compras dos serviços de viagem de Pernambuco
     The relation between information search and the distribution channel choice of travel services in Pernambuco
     La relación entre la búsqueda de información y la elección del canal de distribución en la compra de viajes en Pernambuco


Autor(es):
Melo, Gabriela Cristina Pinheiro de
Silveira, Carla Borba da Mota
Durão, André Falcão


Periódico: Caderno Virtual do Turismo

Fonte: Caderno Virtual de Turismo; v. 18, n. 1 (2018)

Palavras-chave:
Tecnologia; Canais de Distribuição; Serviços Turísticos.


Resumo: Os avanços tecnológicos redesenharam a cadeia de distribuição do turismo. O objetivo deste estudo é analisar a relação entre a busca de informação e a escolha do canal de distribuição na compra dos serviços de viagem do visitante de Pernambuco. Como base teórica, foi abordada a Tecnologia da Informação e Comunicação e seus impactos, comportamento de compra e distribuição dos serviços turísticos, segundo autores como Buhalis (2002), Brasil (2008) e Xiang et al. (2015). Em termos metodológicos, caracteriza-se como uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem quantitativa, utilizando o levantamento tipo survey, com amostra não probabilística por conveniência. Foram entrevistadas 168 pessoas, em abril e maio de 2016, visitantes do estado de Pernambuco. O resultado da análise indicou que há pouca relação, direta e condicional, entre a busca e a finalização da compra. Resultado checado, uma vez que a finalização de compra dos visitantes estudados sofreu variações para cada tipo de serviço turístico.