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Capital cultural e viagens internacionais da classe média brasileira
 
     Capital cultural e viagens internacionais da classe média brasileira
     
     


Autor(es):
Costa Filho, Custódio Genésio da
Fernandes, Renato Borges
Rezende, Daniel Carvalho de


Periódico: Caderno Virtual do Turismo

Fonte: Caderno Virtual de Turismo; v. 19, n. 2 (2019)

Palavras-chave:
Capital cultural; Consumo de status; Viagens internacionais.


Resumo: O entendimento do consumo de status em países em desenvolvimento carece de estudos demonstrando se há influência estrangeira e de que modo ela se processa na classe média nacional diante das diferenças de capital cultural. Assim, este trabalho teve como objetivo analisar o comportamento de consumo de status de diferentes níveis de capital cultural da classe média (classe B) brasileira em um contexto de viagens internacionais. Esta pesquisa qualitativa e descritiva foi realizada via grupos de foco e entrevistas individuais semiestruturadas com integrantes da classe média e, para a análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Após a análise de diversos itens de consumo de status, esta pesquisa concluiu que as diferenças entre os diferentes níveis de capital cultural se processam nitidamente em viagens internacionais, desde o interesse e planejamento da viagem até a interação com os nativos, passando pela distinção na escolha dos destinos e na programação das viagens. Simplificadamente, o domínio de outro idioma inicia-se, e a adesão aos pacotes turísticos levam a diferenças de comportamento de consumo em viagens internacionais.