Publicações de Turismo
Nova busca:        


Associativismo no setor turístico como vetor do comportamento de coopetição
 
     Associativismo no setor turístico como vetor do comportamento de coopetição
     Associationism in the tourism sector as a vector of coopetition behavior
     Asociacionismo en el sector turístico como vector del comportamiento de coopetición


Autor(es):
Chim-Miki, Adriana Fumi
Batista-Canino, Rosa Maria
Medina-Brito, Pino


Periódico: Caderno Virtual do Turismo

Fonte: Caderno Virtual de Turismo; v. 18, n. 2 (2018)

Palavras-chave:
Coopetição; Associativismo; Destinos turísticos; Foz do Iguaçu; Curitiba.


Resumo: A coopetição é a intrusão da competição nas redes de cooperação, por isso é mais visível entre concorrentes diretos, no entanto, esse comportamento é intrínseco das redes interorganizacionais. Este trabalho analisa o associativismo no turismo e seu contexto crítico que propicia o comportamento de coopetição. A análise está baseada em dados quantitativos, porém, mantém o caráter qualitativo da metodologia de estudo de caso. Os dados foram extraídos de 545 questionários de percepção a empresários e entrevistas a 50 associações turísticas nas cidades de Foz do Iguaçu e Curitiba. Os resultados demonstram que o contexto associativo de Foz do Iguaçu forma redes de coopetição horizontal com mais frequência do que a cidade de Curitiba, na qual se acentua as redes verticais de coopetição. Além disso, em Foz do Iguaçu existe uma maior percepção empresarial das vantagens derivadas da associação, assim como existe maior consciência sobre o nível de interdependência e metas em comuns. As considerações finais indicam que as associações empresariais são vetores do comportamento de coopetição.