Publicações de Turismo
Nova busca:        


A contribuição do planejamento urbano na imagem e na competitividade do destino turístico de Curitiba (PR)
 
     A contribuição do planejamento urbano na imagem e na competitividade do destino turístico de Curitiba (PR)
     The contribution of urban planning in the image and competitiveness in the tourism destination Curitiba (PR)
     La contribución de la planificación urbana en la imagen y competitividad del destino turístico Curitiba (PR)


Autor(es):
Domareski-Ruiz, Thays Cristina
Fernandes, Diogo Luders
Gândara, José Manoel Gonçalves


Periódico: Caderno Virtual do Turismo

Fonte: Caderno Virtual de Turismo; v. 14, n. 2 (2014)

Palavras-chave:
Planejamento urbano, destino turístico, imagem, competitividade, Curitiba


Resumo: Este artigo tem como objetivo principal analisar a contribuição do planejamento urbano na imagem competitiva da capital paranaense como destino turístico, mediante análise das pesquisas de demanda turística da cidade de Curitiba (PR), dos anos de 2005 e de 2010. A metodologia utilizada no artigo foi um estudo exploratório, com pesquisa bibliográfica e documental. Na avaliação, foram utilizados para análise os Modelos de Competitividade de Porter, (1989); de Esser, (1994); de Crouch e Ritchie, (1999); de Heath, (2003); de Dwyer e Kim (2003); o Global Competitiveness Report, (2007) e o Modelo de Planejamento de Boullón (2002), buscando verificar a relação da competitividade com o planejamento urbano e a imagem do destino. Como principais resultados, o artigo identifica a importância e a relevância do planejamento urbano no desenvolvimento da atividade do turismo na cidade, na apropriação dos espaços públicos como atrativo e na qualificação dos equipamentos e infraestrutura na experiência turística em Curitiba, o que reflete na imagem da mesma como um destino turístico competitivo.