Publicações de Turismo
Nova busca:        


Cadeia produtiva do artesanato por meio do Programa Ñandeva no Brasil voltado para o segmento turístico
 
     Cadeia produtiva do artesanato por meio do Programa Ñandeva no Brasil voltado para o segmento turístico
     Supply Chain of handicraft products through the Program Ñandeva in Brazil facing the tourism sector
     Productos de la cadena de artesanía a través del Programa Ñandeva en Brasil dirigido al sector turístico


Autor(es):
Martinez, Nadine Tamara
Schirigatti, Elisangela Lobo
Silva, João Carlos Garzel Leodoro da


Periódico: Caderno Virtual do Turismo

Fonte: Caderno Virtual de Turismo; v. 12, n. 3 (2012)

Palavras-chave:
Suvenir; Fatores críticos; Comercialização.­


Resumo: Os objetivos deste estudo foram: (1) Analisar a cadeia produtiva do artesanato do Programa Ñandeva em Foz do Iguaçu, com foco no segmento turístico; (2) Identificar pontos críticos que podem afetar a comercialização destes produtos para o segmento turístico; e (3) Propor recomendações que possam contribuir para a melhoria da comercialização de produtos artesanais na área turística. A pesquisa possuiu abordagem qualitativa e natureza exploratória, compondo um estudo de caso. O método científico adotado foi o enfoque sistêmico do Modelo Geral de uma Cadeia Produtiva. Os pontos fracos verificados foram: a concorrência dos produtos industrializados, a facilidade de acesso aos produtos importados, preço pouco atrativo dos produtos certificados pelo programa, margem de lucratividade baixa, vendas paralelas ao programa, entre outros. Os pontos fortes foram: o aumento da preocupação em divulgar o artesanato local com identidade cultural e a presença de um expositor exclusivo destinado para os produtos do programa. Apesar de se perceber uma demanda turística por produtos pequenos, leves e com preço acessível, o desenvolvimento de produtos destinado ao mercado de suvenir é pouco explorado pelo programa.