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Aspectos determinantes na percepção da qualidade dos serviços na experiência gastronômica turística
 
     Aspectos determinantes na percepção da qualidade dos serviços na experiência gastronômica turística
     Determining Aspects in the perception of the quality of the services in the touristic gastronomy experience
     Aspectos determinantes de la percepción de la calidad en la prestación de servicios en La experiência gatronomica turistica


Autor(es):
Krause, Rodolfo Wendhausen


Periódico: Caderno Virtual do Turismo

Fonte: Caderno Virtual de Turismo; v. 14, n. 1 (2014)

Palavras-chave:
Turismo; Gastronomia; Qualidade de serviço; Competitividade; Experiência gastronômica;


Resumo: A gastronomia configura-se como produto turístico principal ou de suporte turístico, sendo um dos aspectos que merece atenção o estudo dos fatores que influenciam a percepção de qualidade da gastronomia turística. Atualmente, o método de serviço e outros aspectos técnicos na restauração, sozinhos, não são sinônimos de qualidade. Assim, o presente estudo, de caráter bibliográfico, revisa a percepção da qualidade na prestação de serviços em restauração. Foram realizadas pesquisas nas bases de dados da USP, UNICAMP, UFRJ, UnB, no site academica.edu, na Editora Taylor & Francis Group, EBSCO, Google Scholar e na Biblioteca Digital Brasileira. A coleta de dados deu-se entre Novembro-2011 a Agosto-2012, em que 65 artigos contribuíram para a argumentação. Organizou-se um quadro resumo com os fatores mais encontrados que poderiam levar à qualidade. Os resultados apontam que os aspectos mais influentes na percepção de qualidade são o paradigma da expectativa e da decepção, a autenticidade e os fatores de conectividade social. Conclui-se que o restaurador deve conhecer as expectativas de seus clientes e abordar a experiência gastronômica turística de uma forma mais lúdica e autêntica. Palavras-chave: Qualidade de serviço. Gastronomia. Turismo. Competitividade. Experiência gastronômica.