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Infraestrutura básica, marketing e promoção: a competitividade desses indicadores em Dourados e Ponta Porã/MS, a partir dos critérios do projeto 65 Destinos Indutores
 
     Infraestrutura básica, marketing e promoção: a competitividade desses indicadores em Dourados e Ponta Porã/MS, a partir dos critérios do projeto 65 Destinos Indutores
     Basic Infrastructure, marketing and promotion: the competitiveness of these indicators in Dourados and Ponta Porã/MS, from the design criteria 65 Destinations Inductors
     Infraestructura básica, comercialización y promoción: la competitividad de estos indicadores en Dourados y Ponta Porã/MS, a partir del critérios del proyecto 65 Destinos Inductores


Autor(es):
Ferreira, Camila Santos
Lunas, José Roberto da Silva
Grechi, Dores Cristina


Periódico: Caderno Virtual do Turismo

Fonte: Caderno Virtual de Turismo; v. 18, n. 1 (2018)

Palavras-chave:
Turismo; Indicadores; Infraestrutura; Marketing; Análise


Resumo: Este trabalho analisou dois destinos turísticos: Dourados e Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul, sob os aspectos do marketing e da infraestrutura básica, tendo como parâmetros critérios já estabelecidos pelo Projeto 65 Destinos Indutores lançado em 2008 pelo Ministério do Turismo (MTur). Nenhuma das duas cidades faz parte da medição do Projeto do MTur, mas apresentam fluxo turístico relevante para o estado e para a economia local. Apesar de aproveitar critérios já estabelecidos, a metodologia fundamentou-se na elaboração de uma escala com valores específicos para esta pesquisa. Além disso, fez-se revisão teórica e entrevistas com os atores representativos do setor turístico em ambos os municípios. Os resultados indicam que a metodologia aplicada é válida para analisar qualquer aspecto importante para o desenvolvimento do turismo, principalmente quando a abordagem for qualitativa. No caso de Dourados e Ponta Porã, conclui-se que ambas possuem boa infraestrutura para o turismo e buscam divulgar-se enquanto destino, porém, muitos dos critérios abordados precisam ser melhorados ou implantados, principalmente em relação à segurança pública e ao marketing.