Publicações de Turismo
Nova busca:        


Destinos turísticos e a sua relação com o processo de cocriação de valor e o marketing de experiência: uma revisão bibliográfica
 
     Destinos turísticos e a sua relação com o processo de cocriação de valor e o marketing de experiência: uma revisão bibliográfica
     
     


Autor(es):
Paes, Taís Alexandre Antunes
Ladeira, Rodrigo
Larocca, Maria Teresa Grimaldi


Periódico: Caderno Virtual do Turismo

Fonte: Caderno Virtual de Turismo; v. 20, n. 1 (2020)

Palavras-chave:
Destinos turísticos; Co-criação de valor; Marketing de experiência


Resumo: A atividade turística envolve uma complexidade de relações que abrange variados atores sociais em um destino turístico. Os turistas e os visitantes se destacam ao buscarem experiências turísticas memoráveis, sendo cocriadores das suas próprias experiências ao visitarem uma localidade. O presente estudo caracteriza-se por ser uma revisão bibliográfica que visa abordar aspectos sobre a atividade turística, destinos turísticos, cocriação de valor e o marketing de experiência, baseado em alguns dos principais estudiosos sobre os temas: co-criação (Vargo & Lusch, 2008; Payne et al., 2008) e marketing de experiência (Schmitt, 1999, 2002, 2006, 2010; Smith & Hanover, 2016). Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sendo este trabalho de natureza exploratória e descritiva. Observa-se a necessidade de as localidades turísticas trabalharem em um planejamento integrado considerando o setor público, privado e a comunidade local, buscando devolverem atrativos e serviços turísticos consistentes com boas experiências turísticas.