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O TripAdvisor e o marketing de destinos turísticos: estudo de um município do nordeste brasileiro
 
      O TripAdvisor e o marketing de destinos turísticos: estudo de um município do nordeste brasileiro
     
     O TripAdvisor y marketing de destinos turísticos: estudio de un municipio del noreste brasileño


Autor(es):
Cupertino Sousa, Lisandra
SOARES, JENNIFER CAROLINE


Periódico: El Periplo Sustentable

Fonte: El Periplo Sustentable; Núm. 39 (2020): Número Treinta y nueve; 64 - 89

Palavras-chave:


Resumo: As mídias sociais estão alterando as estratégias de marketing e podem representar uma alternativa para a divulgação e obtenção de informações relacionadas à oferta e a demanda turística. O objetivo deste estudo foi analisar a potencialidade do TripAdvisor como fonte de dados para o planejamento de marketing de destinos turísticos. Trata-se de um estudo indutivo, exploratório e descritivo, com abordagem qualiquantitativa. Foram analisadas as pontuações e comentários (n=446) dos 10 atrativos melhor avaliados do município de Aracaju-Sergipe no website TripAdvisor. Os atrativos incluídos no estudo foram: Orla de Atalaia, Oceanário, Museu da Gente Sergipana, Praia Atalaia, Passarela do Caranguejo, Crôa do Goré, Praia Aruana, Mercado Municipal Antônio Franco, Colina e Igreja Santo Antônio e Parque da Cidade. Os comentários foram analisados e agrupados em 6 categorias emergentes que revelam os atributos dos atrativos valorizados pelos turistas (Infraestrutura/Equipamentos e serviços; Belezas naturais; Conservação do atrativo; Preço; Segurança; Imagem) e um tema central, transversal a todas essas categorias: satisfação com o atrativo e recomendação para outros turistas. As mídias sociais e o TripAdvisor são uma importante fonte de informação para monitorar a opinião dos turistas e direcionar as ações de planejamento de destinos turísticos.