Publicações de Turismo
Nova busca:        


As Inter-relações entre Empresas e Produtos Turísticos: A Cooperação como o Caminho para a Sustentabilidade do Desenvolvimento Regional
 
     
     
      As Inter-relações entre Empresas e Produtos Turísticos: A Cooperação como o Caminho para a Sustentabilidade do Desenvolvimento Regional


Autor(es):
Costa Mielke, Eduardo Jorge
Gonçanves Gàndara, José Manoel
Serra, Mauricio


Periódico: El Periplo Sustentable

Fonte: El Periplo Sustentable; Núm. 13 (2007): Número Trece; 63-90

Palavras-chave:


Resumo: O turismo sob a perspectiva da oferta, é uma atividade que envolve uma série de componentes tais como meios de hospedagem, alimentos & bebidas, transportes, guias, etc. Entretanto, para que seja um instrumento de desenvolvimento regional sustentável, torna-se fundamental que ele esteja bem organizado, na medida em que, em tese, tal organização se traduzirá em satisfação do turista. Contudo, para que tal fato ocorra, torna-se premissa que exista um considerável grau de interação e principalmente de cooperação entre os atores sociais envolvidos com o turismo regional. O que se observa, todavia, é que, via de regra, a oferta turística encontra-se no contexto regional fragmentada e desagregada. O artigo analisa justamente o desenvolvimento regional sob a perspectiva da importância das relações de agregação entre as empresas turísticas, as comunidades de entorno envolvidas e o mercado turístico, a partir da constituição e formação do produto turístico. Por m, se discute também as condicionantes e percalços para que esta organização ocorra de forma sustentável e que possa ser um instrumento de desenvolvimento regional.