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A retirada das barracas de praia da orla de Salvador na perspectiva de turistas e moradores
 
     A retirada das barracas de praia da orla de Salvador na perspectiva de turistas e moradores
     The withdrawal of beach huts on the edge of Salvador on the perspective of tourists and locals
     La retirada de las casetas de playa en Salvador en la perspectiva de los turistas y residentes


Autor(es):
Vera, Luciana Alves Rodas
Ladeira, Rodrigo
Costa, Adriano da Silva


Periódico: Caderno Virtual do Turismo

Fonte: Caderno Virtual de Turismo; v. 13, n. 3 (2013)

Palavras-chave:
Praias; Lazer; Marketing Territorial; Retirada das Barracas de Praia de Salvador


Resumo: O presente artigo tem como objetivo principal identificar o impacto da demolição das barracas de praia da orla de Salvador, ocorrida em agosto de 2010, na perspectiva de moradores e turistas no que diz respeito à oferta de produtos e serviços. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa, com abordagem da técnica de levantamento de campo (survey). A amostra utilizada foi do tipo não-probabilística por conveniência, composta por frequentadores de duas praias que tiveram barracas demolidas: o Porto da Barra e o Jardim de Alah. Foram aplicados 494 questionários em novembro de 2011. No intuito de perceber as diferenças de perspectivas antes e depois da retirada das barracas de praia e, consequentemente, identificar o impacto da demolição, este trabalho realizou uma comparação entre os dados primários obtidos na presente pesquisa (atual e referente a 2011) e dados secundários de uma pesquisa realizada em 2006 pelo SEBRAE sobre os serviços ofertados nas praias de acordo com critérios específicos. A principal conclusão foi a identificação de que, na percepção dos frequentadores, houve uma queda na qualidade da oferta de serviços e produtos nas praias após a retirada das barracas.