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O lazer do brasileiro no período de férias: representações e concretizações das atividades turísticas
 
     O lazer do brasileiro no período de férias: representações e concretizações das atividades turísticas
     The Brazilian leisure on vacation: representations and achievements of tourist activities
     El ocio de Brasil sobre alquileres: representaciones y los logros de las actividades turísticas


Autor(es):
Stoppa, Edmur Antonio
Trigo, Luiz Gonzaga Godoi
Isayama, Helder Ferreira


Periódico: Caderno Virtual do Turismo

Fonte: Caderno Virtual de Turismo; v. 17, n. 1 (2017)

Palavras-chave:
Lazer; Turismo; Férias.


Resumo: A pesquisa “O Lazer do Brasileiro” teve como objetivo identificar o lazer do brasileiro no que se refere à sua representação e concretização. O trabalho foi realizado por meio da pesquisa empírica, com amostragem representativa dos brasileiros em termos de faixas etárias, gêneros e classes sociais. Enquanto procedimento amplo de raciocínio, foi utilizado o estudo comparativo entre a representação do lazer e o seu efetivo exercício. Este texto discute especificamente elementos relacionados à temática das atividades turísticas e suas possibilidades de lazer no período de férias. Os resultados apontam que as atividades turísticas são entendidas e valorizadas como possibilidade de lazer pela população brasileira, apesar de sua vivência ser desenvolvida por um número pequeno de pessoas, comparativamente ao total da amostra. Além disso, o querer e fazer da atividade apresenta uma distância grande, uma vez que se o fazer aponta 27% das realizações, o querer apresenta um índice de quase 80% das intenções. Assim, os desequilíbrios existentes entre as representações e concretizações devem ser objeto de desenvolvimento de ações específicas na área do lazer e turismo.