Publicações de Turismo
Nova busca:        


Por um turismo sustentável? Uma análise à luz das abordagens de desenvolvimento no planejamento público do turismo em Minas Gerais (2007-2010)
 
     Por um turismo sustentável? Uma análise à luz das abordagens de desenvolvimento no planejamento público do turismo em Minas Gerais (2007-2010)
     
     


Autor(es):
Silva Soares, Érica Beranger
Emmendoerfer, Magnus Luiz


Periódico: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos

Fonte: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET ; ABET, v. 1, n. 2, Jul./Dez., 2011 - Edição Regular, pp. 1-72; 15-28

Palavras-chave:
Desenvolvimento do turismo. Planejamento Público Estadual. Sustentabilidade.


Resumo: Este estudo descritivo tem como objetivo caracterizar o período mais recente da administração pública em Minas Gerais (2007-2010), observando, a partir da Política Nacional de Turismo e do contexto da gestão pública estadual, as evidências sobre um possível direcionamento para o desenvolvimento sustentável do turismo no Planejamento Público Estadual. O eixo teórico versa sobre abordagens que relacionam desenvolvimento do turismo, planejamento público e sustentabilidade. A estruturação da coleta de dados ocorreu por meio de pesquisa documental, bibliográfica e duas entrevistas com gestores da Secretaria Estadual de Turismo de Minas Gerais (SETUR). Tais gestores foram identificados como agentes estratégicos para essa análise,que ocorreu por meio de Análise de Conteúdo. Constatou-se no planejamento analisado um direcionamento voltado para odesenvolvimento sustentável do turismo, considerando as abordagens adotadas neste estudo. Este direcionamento é verificado principalmente nas ações pautadas nos conceitos de regionalização e clusterização, que, de acordo com a teoria apresentada, devem ser considerados no planejamento estratégico em prol do desenvolvimento sustentável do turismo. Apesar disso, tal constatação não é suficiente para que se classifique o Planejamento Público Estadual de Minas Gerais (2007-2010) como um exemplo de planejamento para o turismo sustentável, pois a análise restringe-se aos direcionamentos adotados pela Política Estadual de Turismo. Para tanto, torna-se necessário verificar as percepções da Sociedade Civil Organizada no contexto das localidades contempladas pelo plano, além de observar as mudanças ocorridas nestes locais, pois a sustentabilidade do turismoimplica no atendimento do desejo das comunidades relacionadas ao espaço trabalhado.