Publicações de Turismo
Nova busca:        


“A gente dá um jeito!”: percepções do setor de recepção sobre a língua inglesa em hotéis de grande porte em Florianópolis
 
     “A gente dá um jeito!”: percepções do setor de recepção sobre a língua inglesa em hotéis de grande porte em Florianópolis
     “We find a way!”: perceptions of the reception sector on the english language in large hotels in Florianópolis
     “Nosotros lo arreglamos!”: percepciones del sector de recepción sobre el idioma inglés en hoteles de gran tamaño en Florianópolis


Autor(es):
Lanznaster, Luciane
Silva, Marimar da


Periódico: Caderno Virtual do Turismo

Fonte: Caderno Virtual de Turismo; v. 18, n. 1 (2018)

Palavras-chave:
Indústria Hoteleira; Língua Inglesa; Setor de recepção.


Resumo: Impulsionada pela evolução da tecnologia e pelo fenômeno da globalização, a indústria hoteleira vem se transformando para atender às necessidades de clientes estrangeiros que solicitam serviços cada vez mais exclusivos. Nesse cenário, ter competência comunicativa na língua inglesa tornou-se uma demanda profissional da hotelaria. Este estudo, de natureza qualitativa, investiga as percepções do setor de recepção sobre a língua inglesa em dois hotéis de grande porte em Florianópolis. Para tanto, foi coletado material documental, realizada entrevista semiestruturada e aplicado questionário a quatorze colaboradores do setor. A análise dos dados revelou que os participantes percebem a competência comunicativa na língua inglesa como uma ferramenta básica em sua rotina profissional. No entanto, apesar de ser uma demanda, a realidade ainda está aquém das necessidades do setor de recepção. O estudo ainda mostra uma lacuna na formação profissional específica em hotelaria e em língua inglesa entre os participantes da pesquisa, uma rotatividade significativa de profissionais no setor e sugere ampliar o escopo da investigação a fim de corroborar ou refutar os resultados obtidos.