Fonte: CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 4 n. 1 (2010); 15 - 31
Palavras-chave:
Resumo: Prática econômica e fenômeno social, o turismo figura-se como um dos principais agentes interventores da apropriação do espaço urbano, adaptando-o sob a forma de roteiros, produtos e atrações. A promoção e a comercialização de destinos turísticos tornam-se uma oportunidade de se analisar o planejamento urbano e suas interfaces com o turismo, considerando o imperativo de conservar e potencializar as especificidades dos espaços urbanos no mercado de consumo cultural, ao tempo em que se faz míster a incorporação das comunidades ao processo de desenvolvimento da atividade turística, consoante às diretrizes da sustentabilidade. Dessa forma, a partir de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico, o presente artigo tem como objetivo analisar a categoria lugar de memória como instrumento para o planejamento sustentável da atividade turística, aqui entendido como alternativa possível para enriquecer a relação entre turistas e residentes, baseando-se na vivência dos elementos representativos da cultura local.