Publicações de Turismo
Nova busca:        


Proposições Conservadora e Crítica em Educação Ambiental: discussão das duas possibilidades em um mesmo espaço
 
     Proposições Conservadora e Crítica em Educação Ambiental: discussão das duas possibilidades em um mesmo espaço
     
     


Autor(es):
Machado, Rodrigo


Periódico: Revista Brasileira de Ecoturismo

Fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 3 n. 1 (2010): janeiro-abril/2010

Palavras-chave:


Resumo: A proposta deste trabalho é apresentar as Unidades de Conservação em regiões metropolitanas como relacionadas a ambientes diversos em um mesmo espaço: o núcleo protegido e seu entorno. Ainda, oferecer possibilidades para a abordagem de duas proposições antagônicas em Educação Ambiental, uma identificada como crítica, popular e transformadora; outra afeta a ações comportamentalistas com apelo a mudanças individuais. A discussão promovida no texto se pauta por apresentar o debate acerca do modelo de unidades de conservação no Brasil, as diferenças entre as perspectivas conservadora e emancipatória da Educação Ambiental e a ideia do turismo como recurso pedagógico, tendo como contexto o referido espaço que guarda dois ambientes em conflito: a preservação dos recursos naturais e a tensão resultante da expressão socioespacial de uma sociedade estratificada.