Publicações de Turismo
Nova busca:        


Análise do perfil, da percepção ambiental e da qualidade da experiência dos visitantes da Serra do Cipó (MG)
 
     Análise do perfil, da percepção ambiental e da qualidade da experiência dos visitantes da Serra do Cipó (MG)
     
     


Autor(es):
Campos, Renata Ferreira
Filetto, Ferdinando


Periódico: Revista Brasileira de Ecoturismo

Fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 4 n. 1 (2011): janeiro-abril/2011

Palavras-chave:


Resumo: O objetivo deste trabalho foi conhecer o perfil dos visitantes da região da Serra do Cipó e avaliar a qualidade da experiência da visita. A região da Serra do Cipó dista pouco mais de 100km de Belo Horizonte e possui duas Unidades de Conservação: O Parque Nacional da Serra do Cipó e, em seu entorno, a Área de Proteção Ambiental (APA) Morro da Pedreira. Com o propósito de buscar informações que contribuam com o planejamento turístico do local, foram analisados 134 questionários, aplicados entre os meses de março e maio de 2009. Verificou-se que a maioria dos visitantes pode ser considerada como “ecoturista”, pois o perfil encaixa-se dentro do comumente proposto na literatura. Predominam os visitantes jovens, com alto nível de escolaridade, provenientes de Belo Horizonte e região metropolitana, que viajam acompanhados por amigos, permanecendo no local apenas durante o final de semana. A maioria dos entrevistados tomou conhecimento da existência do destino por meio de divulgação pessoal, e foi motivada pelo contato com cachoeira e/ou rio e pelas trilhas em si. Os visitantes possuem, ainda, um bom nível de consciência ambiental. A maioria está de acordo com as taxas de visitação cobradas e com o estabelecimento de limites de entrada nos atrativos, além de estarem dispostos a seguir regras de conservação em favor da natureza. De uma maneira geral, os visitantes da Serra do Cipó mostraram-se satisfeitos com os serviços oferecidos na região e com a visita, como um todo. A quase totalidade dos entrevistados apresentou a intenção de retorno ao local. Dessa forma, a utilização dos questionários se mostrou eficiente para caracterizar o perfil dos visitantes e forneceu subsídios para endossar os objetivos de conservação ambiental e direcionamento das atividades de planejamento turístico e de monitoramento da satisfação do visitante, bem como de educação e interpretação ambiental.