Publicações de Turismo
Nova busca:        


GEOTURISMO E ECOTURISMO NA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO MONUMENTO NATURAL DOS COSTÕES ROCHOSOS, RIO DAS OSTRAS (RJ): PATRIMÔNIO NATURAL, GEOLÓGICO E CULTURAL A SER PRESERVADO E INTERPRETADO.
 
     GEOTURISMO E ECOTURISMO NA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO MONUMENTO NATURAL DOS COSTÕES ROCHOSOS, RIO DAS OSTRAS (RJ): PATRIMÔNIO NATURAL, GEOLÓGICO E CULTURAL A SER PRESERVADO E INTERPRETADO.
     
     


Autor(es):
Souza, Maria Aparecida de


Periódico: Revista Brasileira de Ecoturismo

Fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 4 n. 4 (2011): Anais do 8° CONECOTUR e do 4° EcoUC

Palavras-chave:


Resumo: Na Região dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro, há um importante ponto de interesse geológico que está relacionado à história geológica da Terra. Um patrimônio natural e cultural raro, de grande beleza cênica, onde encontramos uma geodiversidade e uma biodiversidade complexa, nos domínios insular, costeiro e terrestre. Trata-se da Unidade de Conservação Municipal Monumento Natural dos Costões Rochosos, Localizada no município de Rio das Ostras, no Estado do Rio de Janeiro. Esta vem sofrendo impactos antrópicos significativos, comuns às regiões de urbanização consolidada, relacionados às formas de uso e ocupação do solo. Este trabalho tem como objetivo a análise e diagnóstico na concepção de projeto eco-geoturístico, com ênfase na implantação de trilhas interpretativas e na educação ambiental. A metodologia utilizada foi revisão de bibliografia pertinente ao tema, trabalho de campo, e a observação e análise de possíveis intervenções na mitigação de impactos antrópicos utilizando trilhas interpretativas, tendo como base a educação ambiental. Busca-se como resultado a melhor aplicação e uso público, eco-geoturístico na área, e a aplicação e monitoramento do projeto. Palavras-chave: Geoturismo, Ecoturismo; Unidade de Conservação, Trilhas Interpretativas; Educação Ambiental.