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ATUAÇÃO DOS MONITORES AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR, NÚCLEO SANTA VIRGÍNIA
 
     ATUAÇÃO DOS MONITORES AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR, NÚCLEO SANTA VIRGÍNIA
     
     


Autor(es):
Bacchi, Renato
Neiman, Zysman
Queiroz, Odaléia Telles Marcondes Machado


Periódico: Revista Brasileira de Ecoturismo

Fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 4 n. 4 (2011): Anais do 8° CONECOTUR e do 4° EcoUC

Palavras-chave:


Resumo: O ecoturismo surgiu no Brasil como uma proposta de contemplação e conservação da natureza, sendo atualmente uma atividade econômica em grande expansão. Este segmento turístico pode ser visto com uma alternativa de geração de renda frente a outras possibilidades mais impactantes, trazendo benefícios para todos os envolvidos. Entretanto, no país, o ecoturismo ainda é uma atividade desordenada que pode gerar mais impactos negativos do que positivos. Para que o ecoturismo traga os benefícios esperados é necessário que sejam observadas suas premissas, entre elas a educação ambiental. Esta tem como objetivo a sensibilização do indivíduo para adquirir conhecimentos e habilidades que permitam mudanças de hábitos, posturas e condutas, as quais são essenciais para o desenvolvimento do ecoturismo que visa a conservação ambiental, cultural e o crescimento sócio-econômico da comunidade local. No entanto, o avanço do ecoturismo não vem sendo acompanhado pelo desenvolvimento da prática educativa, sendo necessários mais estudos que analisem situações locais da educação ambiental no ecoturismo. Assim, o presente trabalho será realizado no Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Santa Virgínia - SP, local de grandes atrativos ecoturístcos, como rios, cachoeiras, montanhas e a natureza preservada. Além disso, é importante dizer que a política de gestão do núcleo definiu somente aceitar visitas pré-agendadas, sempre acompanhadas dos monitores locais, havendo um controle significativo, configurando-se assim como um espaço propício para a realização de um estudo de caso que busca analisar qualitativamente a educação ambiental no ecoturismo. O objetivo deste trabalho é realizar um inventário das atividades de ecoturismo realizadas pelos monitores do núcleo Santa Virgínia considerando o embasamento, concepções e práticas de educação ambiental adotadas pelos mesmos. Os dados serão coletados por meio de entrevistas semi estruturadas realizadas com os monitores do núcleo. Com as entrevistas busca-se entender qual a visão dos monitores em relação ao ecoturismo e à educação ambiental dentro das práticas realizadas, ocorrendo gravação das falas e posterior transcrição das mesmas com a devida autorização do envolvido. A importância das entrevistas será explicada aos participantes das ações, respeitando-se o envolvimento voluntário de cada indivíduo. Os resultados esperados desse trabalho serão informações sobre o entendimento de educação ambiental e ecoturismo e o embasamento que os monitores ambientais têm sobre o tema, os quais influenciam diretamente na prática de seu trabalho. Os dados das entrevistas serão avaliados com o propósito de detectar possíveis relações com princípios e diretrizes de educação ambiental de documentos como o Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), o Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra do Mar, entre outros. A partir dos resultados dessa análise será possível oferecer informações importantes que poderão subsidiar o desenvolvimento cada vez mais eficiente da prática educativa na atividade ecoturística. Palavras-chave: Ecoturismo; Educação Ambiental; Núcleo Santa Virgínia.