Publicações de Turismo
Nova busca:        


Ilha do Medo: proposta de uma nova opção de produto turístico para a cidade de São Luís (MA)
 
     Ilha do Medo: proposta de uma nova opção de produto turístico para a cidade de São Luís (MA)
     
     


Autor(es):
dos Santos, Saulo Ribeiro
Pinto, Paloma Araújo
Santos, Protásio Cézar dos


Periódico: Revista Brasileira de Ecoturismo

Fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 7 n. 3 (2014): agosto-outubro/2014

Palavras-chave:


Resumo: O estudo apresenta uma proposta de um novo produto turístico (Ilha do Medo) para a cidade de São Luís (MA), ressaltando a inserção de melhorias para que assim, o mesmo possa ser inserido no portfólio oferecido pela atividade, assim como suas peculiaridades e a interação entre as diversas variáveis que a integram. Como metodologia de desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se a bibliográfica e a documental, além de observação direta e visitas in loco, que resultaram em diagnóstico e avaliação das condições do atrativo. Avaliou-se a necessidade de planejamento do turismo, com ênfase no turismo comunitário como uma maneira de qualificar o atrativo a ser formatado a nível local além da metodologia do processo de planejamento. Como resultado, apresenta-se uma proposta inovadora para o atrativo, como nova opção de produto turístico para São Luís. Ilha do Medo: proposal of a new tourism product option for the city of São Luís (MA, Brazil) ABSTRACT The study presents a proposal for a new tourism product (Ilha do Medo) for the city of São Luís (MA, Brazil), emphasizing the inclusion of improvements to it so it can be inserted into the portfolio offered by the activity, as well as its peculiarities and the interaction between the variables belonging to it. The methodology of research development, we used the literature and documents, direct observation and site visits, which resulted in the diagnosis and assessment of the conditions of the appeal. Assesses the need for tourism planning, with emphasis on community tourism as a way to qualify the appeal to be formatted at the local level beyond the methodology of the planning process. As a result, we present an innovative proposal for attractive option as a new tourism product for São Luís. KEYWORDS: Tourism Product; Ilha do Medo; Tourism Planning.