Fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 6 n. 3 (2013): agosto-outubro/2013
Palavras-chave:
Resumo: O objetivo deste artigo é compreender como os empreendedores que exploram o nicho da sustentabilidade realizam as principais atividades do processo de criação de empresas e identificar quais são os principais desafios desse processo. Ele apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa e exploratória. Foram analisados cinco casos de empresas em duas regiões turísticas de Goiás - Pirenópolis e Chapada dos Veadeiros. Como quadro de análise foi utilizado um modelo que estrutura o processo de criação em quatro etapas: iniciação, preparação, lançamento e consolidação. Os dados primários foram coletados em entrevistas com os empreendedores. Os resultados obtidos apontam fatores importantes no processo de criação, entre eles a ausência de motivação exclusivamente financeira, a ausência de práticas estruturadas de planejamento e a adoção de práticas sustentáveis e em alguns casos, sociais. As principais dificuldades encontradas nos casos foram categorizadas da seguinte forma: dificuldades com serviços ou políticas públicas; dificuldades relacionadas ao processo logístico ou de produção; dificuldades relacionadas à falta de planejamento. O presente artigo contribui para facilitar e estimular a ação dos empreendedores que pretendem criar negócios sustentáveis, assim como os gestores públicos, responsáveis por formular e implementar políticas de apoio a esse tipo de empreendedorismo.