Publicações de Turismo
Nova busca:        


O geoturismo como segmento diferencial para o polo turístico da Chapada das Mesas: estudo de viabilidade de práticas geoturísticas no Complexo de Pedra Caída em Carolina (MA)
 
     O geoturismo como segmento diferencial para o polo turístico da Chapada das Mesas: estudo de viabilidade de práticas geoturísticas no Complexo de Pedra Caída em Carolina (MA)
     
     


Autor(es):
Lima, Rozuila Neves
Camara, Rosélis Barbosa
Pãozinho, Fernando Campelo


Periódico: Revista Brasileira de Ecoturismo

Fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 6 n. 4 (2013): Anais do 9° CONECOTUR e do 5° EcoUC

Palavras-chave:
Geoturismo; Geopatrimônio; Geoconservação; Parque Nacional da Chapada das Mesas.


Resumo: Diante dos segmentos do turismo surge algo inovador e que valoriza os aspectos geológicos e as formações do relevo em geral, unindo a contemplação dos monumentos naturais à busca de conhecimento. Esta forma de agregar valor turístico ao patrimônio geológico denomina-se Geoturismo. O real sentido da prática do geoturismo, compõe-se em atividades de educação, geoconservação e interpretação de geossítios, trabalhando roteiros guiados que instigue a conscientização de não degradar as formações e monumentos originários das ações do tempo e do relevo. Neste contexto,o objetivo geral da presente pesquisa é desenvolver um estudo acerca da viabilidade de desenvolvimento de práticas geoturísticas no entorno do Parque Nacional da Chapada das Mesas, mais especificamente no Complexo de Pedra Caída em Carolina – MA. Metodologicamente, esta é uma investigação exploratória e descritiva, que utiliza procedimentos bibliográficos, de campo e documental. O Parque Nacional da Chapada das Mesas foi o universo pesquisado, a amostra delimitou-se ao Complexo de Pedra Caída em Carolina (MA). Após aplicados os recursos sistemáticos da pesquisa, conclui-se que existe a viabilidade de práticas do geoturismo no Complexo de Pedra Caída.