Publicações de Turismo
Nova busca:        


O turismo global em Barra Grande (PI): novos processos socioculturais, multifuncionalidade e pluriatividade no espaço rural
 
     O turismo global em Barra Grande (PI): novos processos socioculturais, multifuncionalidade e pluriatividade no espaço rural
     
     


Autor(es):
Cunha, José Maria Alves da
Silva, Marlúcia Valéria da


Periódico: Revista Brasileira de Ecoturismo

Fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 11 n. 2 (2018): maio-julho/2018

Palavras-chave:
Turismo Global; Multifuncionalidade; Pluriatividade; Modos de Vida; Processos Identitários.


Resumo: Pesquisa qualitativa em desenvolvimento, ambientada em Barra Grande - zona rural do município de Cajueiro da Praia (PI), zona litorânea absorvida pelo mercado do turismo global. O artigo objetiva investigar as relações estabelecidas entre os/as nativos/as e turistas, de modo a identificar a multifuncionalidade do espaço rural e da pluriatividade hoje adotada pelos locais ali estabelecidos e os aspectos das novas sociabilidades e identidades em curso. A pesquisa adotou a entrevista diretiva e a observação direta e participante para construir as informações junto à população nativa, além das fontes documentais. Por meio das incursões realizadas, foi possível evidenciar nesta comunidade tradicional de pescadores/as e de pequenos/as agricultores/as que a expansão do turismo global vem promovendo uma diversidade de alterações socioambientais e simbólicas na localidade. As novas realidades incidem sobre os modos de vida e processos identitários dos/as nativos/as, que agora estabelecem relações com turistas de várias partes do mundo, menos por relações simbólicas locais e mais por relações mercantis, comprometendo as referências comunitárias e ressignificando o lugar. A população nativa, hoje inserida numa lógica de racionalização da vida, vem redimensionando suas atividades laborais a partir do parâmetro da multifuncionalidade e pluriatividade rurais, lidando com as resultantes culturais dessas realidades, como as mudanças nos laços tradicionais de reciprocidade. As novas dinâmicas de trabalho ambientadas no mercado dão ênfase às relações sociais assimétricas e de maior complexidade, como o assalariamento e a competitividade, condicionando novos processos socioculturais e outras funções para o lugar, conformando identidades diversas, construídas no campo da cultura global trazida pelos turistas. Ficam também evidenciadas as práticas de consumo de produtos globais, antes alheios às experiências locais. Global tourism in Barra Grande (PI, Brazil): new sociocultural processes, multifunctionality and pluriativity in rural area ABSTRACT This qualitative research was developed in Barra Grande - rural area of the municipality of Cajueiro da Praia (PI), a coastal zone incorporated by the global tourism market. The article aims to investigate the relations established between natives and tourists, in order to identify the multifunctionality of the rural space and the pluriactivity currently assumed by the places established there and the aspects of the new sociabilities and identities in progress. The research used the directive interview and the direct and participant observation to build the information with the native population, besides the documentary sources. Through the incursions that took place, it was possible to show in this traditional community of fishers and small farmers that the expansion of global tourism has been promoting a diversity of social and environmental changes in the locality. The new realities focus on the ways of life and identity processes of the natives, who now establish relationships with tourists from diverse parts of the world; relations that are less symbolic local and more related to the market, compromising the community references and resignifying the locality. The native population, currently inserted in a logic related to the rationalization of life, has been redimensioning its work activities from the parameter of rural multifunctionality and pluriactivity, dealing with the cultural result of these realities, such as the changes in the traditional reciprocity links. The new work dynamics, which are set in the market, emphasize asymmetric and more complex social relations, such as salarage and competitiveness, conditioning new sociocultural processes and other functions for the locality, reconciling with the most diverse identities built in the field of the global culture brought by tourists. Moreover, the practices of consumption of global products, before unrelated to local experiences, are also evident. PALAVRAS-CHAVE: Global Tourism; Multifunctionality; Pluriativity; Ways of Life; Identity Processes.