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Necessidades formativas de condutores de visitantes em Parques Nacionais
 
     Necessidades formativas de condutores de visitantes em Parques Nacionais
     
     


Autor(es):
Cotes, Marcial
Salles, William das Neves
Schiavetti, Alexandre
Nascimento, Juarez Vieira do


Periódico: Revista Brasileira de Ecoturismo

Fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 10 n. 4 (2017): novembro/2017-janeiro/2018

Palavras-chave:
Ecoturismo; Parques Nacionais; Condutor de Visitante; Necessidades Formativas.


Resumo: Este estudo descritivo, exploratório e quanti-qualitativo teve como objetivo identificar as necessidades formativas de 79 condutores de visitantes dos Parques Nacionais (PARNA) do Caparaó (PNC) e Serra da Capivara (PNSC). As informações foram coletadas a partir de entrevista semiestruturada, cujo tema gerador contemplou as necessidades formativas apontadas pelos próprios condutores. Os resultados revelam que os condutores investigados têm preferência por cursos de capacitação predominantemente práticos e que contemplem mais a realidade específica de cada PARNA investigado. Neste sentido, os profissionais apontam as necessidades de que os cursos possuam caráter prático e sejam ministrados no interior dos PARNAS, contemplando tanto os conhecimentos instrumentais necessários à atividade de condução quanto as características ecológicas específicas do parque, região, bioma e ecossistema em que as atividades ocorrem. Os cursos mais reivindicados pelos condutores investigados foram os de primeiros socorros, os de segundo idioma e os de características ecológicas do parque, da região, do bioma e do ecossistema. Educational needs of visitors’ instructors in National Parks ABSTRACT This descriptive, exploratory, and quantitative-qualitative study had the objective of identifying the educational needs of 79 instructors of visitors from the Caparaó (PNC) and Serra da Capivara (PNSC) National Parks (PARNA). Information was collected from semi-structured interviews, whose generating theme contemplated the educational needs pointed out by the instructors themselves. Results show that the investigated instructors have a preference for predominantly practical training courses that more closely reflect the specific reality of each PARNA investigated. In this sense, professionals point out the need for the courses to be practical and delivered within the PARNAs, taking into account both the instrumental knowledge required for the professional activity and the specific ecological characteristics of the park, region, biome and ecosystem in which the activities take place. The most claimed courses by the investigated instructors were first aid, second language, and ecological features of the park, region, biome, and ecosystem. KEYWORDS: Ecotourism; National Parks; Visitor Instructors; Formative Needs.