Publicações de Turismo
Nova busca:        


Programa de Ecoturismo e Educação Ambiental do Projeto Tamar - Fernando De Noronha: Uma análise de 2013 a 2016
 
     Programa de Ecoturismo e Educação Ambiental do Projeto Tamar - Fernando De Noronha: Uma análise de 2013 a 2016
     
     


Autor(es):
Lima, Laissa Paloma Queiroz de
Neto, Lourival Dutra
Holanda, Luciana Araújo de


Periódico: Revista Brasileira de Ecoturismo

Fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 11 n. 1 (2018): fevereiro-abril/2018

Palavras-chave:
Educação Ambiental; Projeto TAMAR; Fluxo de Participantes.


Resumo: O arquipélago de Fernando de Noronha (PE), formado por ilhas, ilhotas e rochas de origem vulcânica no oceano atlântico sul, tornou um destino turístico de destaque no segmento de Ecoturismo em nível nacional e internacional. Em meio ao processo de turistificação da ilha, o Projeto TAMAR tem desenvolvido, desde 1984, ações de sensibilização ambiental. O Programa de Ecoturismo e Educação Ambiental, por exemplo, traz à tona a problemática de proteção ambiental e busca sensibilizar seus participantes sobre a importância da conservação da biodiversidade, tendo como agente principal as tartarugas-marinhas. O presente artigo se propõe a mensurar e analisar o fluxo de participantes no período de 2013 a 2016, bem como as atividades realizadas no âmbito deste Programa. Para tanto, adotou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, documental e de campo - caracterizada como pesquisa quantitativa de natureza descritiva. Os resultados apontam que, no quadriênio analisado, todas as atividades tiveram incremento de público e quase 160.000 pessoas participaram do Programa, no entanto as atividades que tiveram aumento da média mensal de participantes foram aquelas onde o público tem maior interação com o meio ambiente e as tartarugas marinhas. Ecotourism and Environmental Education Program of the TAMAR Project - Fernando de Noronha (PE, Brazil): an analysis from 2013 to 2016 ABSTRACT The archipelago of Fernando de Noronha (PE), formed by islands, islets and rocks of volcanic origin in the South Atlantic Ocean, has become a prominent tourist destination in the segment of Ecotourism at national and international level. In the midst of the touristification process of the island, the TAMAR Project has developed environmental awareness actions since 1984. The Ecotourism and Environmental Education Program, for example, brings up environmental protection issues and intends to sensitize people on the importance of biodiversity conservation, with sea turtles as its main agent. The present article proposes to measure and analyze the flow of participants during the period of 2013 to 2016, as well as the activities carried out under the Program. To that end, methodological procedures were adopted for bibliographic, documentary and field research - characterized as a descriptive research with a quantitative approach. The results show that, in the four-year analyzed period, all activities had a rise in the in the number of participants and almost 160,000 people have participated in the Program. However, the activities that have increased its monthly average were those where the participants have the chance to interact with the environment and sea turtles. KEYWORDS: Environmental Education; TAMAR Project; Flow of Participants.