Publicações de Turismo
Nova busca:        


Turismo Pedagógico: ressignificando a aprendizagem
 
     Turismo Pedagógico: ressignificando a aprendizagem
     
     


Autor(es):
Morais, Rosiane de
Andrade, Luciana Paes de
Guedes, Neiva Maria Robaldo


Periódico: Revista Brasileira de Ecoturismo

Fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 13 n. 1 (2020): fevereiro-abril/2020

Palavras-chave:
Escola; Turismo Pedagógico; Educação Ambiental; Cidadania; Patrimônio Natural


Resumo: Ressignificar o método de aprendizagem é eminente no cenário educacional contemporâneo. Faz-se necessário a ligação da teoria com prática. O papel da escola vai além de repassar conhecimentos, cabe a ela também a formação de um cidadão crítico, participativo e atuante na sociedade. O Turismo Pedagógico como método inovador, dinâmico e interdisciplinar no processo de ensino aprendizagem, proporciona momentos de lazer e educação. Ele aproxima o aluno do meio, busca proporcionar uma experiência consolidadora de valores e transformadora de si, catalisadora de saberes. Explorar, identificar e criar possibilidades de aprendizagens significativas ao contexto local foi o principal objetivo deste trabalho. A participação dos alunos é intensa, quando os mesmos percebem a participação e domínio dos educadores sobre as atividades propostas. O processo de tomada de decisão e sensibilização só acontece quando se conhecem novas realidade, cultura, história e patrimônio.