Publicações de Turismo
Nova busca:        


Identificação e mapeamento dos hostspots para a observação de aves com base em indicadores socioambientais: roteirização turística de Campo Grande (MS)
 
     Identificação e mapeamento dos hostspots para a observação de aves com base em indicadores socioambientais: roteirização turística de Campo Grande (MS)
     Identification and mapping of hostspots for the observation of birds based on social and environmental indicators: tourism routing of Campo Grande (MS, Brazil)
     Identificación y mapa de los hostspots para la observación de aves con base en indicadores socioambientales: roteirización turística de Campo Grande (MS, Brasil)


Autor(es):
Mamede, Simone
Benites, Maristela


Periódico: Revista Brasileira de Ecoturismo

Fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 13 n. 2 (2020): maio-julho/2020

Palavras-chave:
birdwatching; roteiro; políticas públicas; Educação Ambiental


Resumo: O turismo de observação de aves vem se despontando como alternativa de sustentabilidade e como modelo de turismo que prioriza a interação com a natureza e o respeito aos ambientes naturais e sua biodiversidade. Ao considerar somente a área urbana e periurbana de Campo Grande, somam-se, aproximadamente, 400 espécies de aves, representando importante ativo para o desenvolvimento do turismo de observação de aves (birdwatching). O presente trabalho foi realizado de maio/2016 a agosto/2018 com o objetivo de mapear áreas importantes (hotspots) e propícias à observação de aves, e assim contribuir para a roteirização dessa prática turística. Para a definição dos hotspots para observação de aves foram utilizados 11 indicadores socioambientais, a saber: riqueza de espécies de aves; paisagismo funcional e biofílico; unidade de conservação; heterogeneidade ambiental; área verde; uso por observadores de aves; tipo de acesso; segurança local e ao visitante; infraestrutura para a observação de aves; grau de antropização local; e rota/destino de espécies migrantes. Ao todo foram identificadas 30 áreas importantes para observação de aves (hotspots). O resultado desse mapeamento foi adotado pela gestão municipal de turismo para a elaboração da Rota Birdwatching Campo Grande. A identificação e o mapeamento dos hotspots representam etapas importantes para políticas públicas de turismo e meio ambiente, à estruturação do segmento turístico Birdwatching, ao planejamento e gestão urbana, às práticas de Educação Ambiental e à cidadania.